Paid TV killed the kids shows stars


Fazendo pesquisa pra um trabalho sobre programas de tv da minha infância (nos anos 90), é claro que o canal que vem à mente é a TV Cultura, no auge de sua "belle époque", quando nossas tardes sem tv por assinatura eram preenchidas por Rá-tim-bum (e mais tarde Castelo Rá-tim-bum), Glub Glub, X-Tudo, Mundo de Beakman, Cocóricó, programas que causavam até inveja nos adultos. Meu pai, por exemplo, lembra muito bem até hoje de episódios e piadas e talvez sinta tanta falta quanto eu dessa qualidade que não se vê mais em programas infantis.

E aqui não é só a Nostalgia que vos fala não. Eu posso não ser mais criança, mas basta comparar um programa do Discovery Kids com um trecho de X-Tudo no YouTube pra sentir a diferença. Qual é a dessas séries novas em tratarem criança como pequenos retardadinhos? O vocabulário que eles usam beira uma conversa entre um russo e um índio tupi. Tantos gestos, tanta repetição, como vai o léxico de vocês, roteiristas? As crianças que assitem o DK podem até não usar palavras com mais de 5 sílabas, mas tudo tem que começar em algum lugar, não? Eu me lembro perfeitamente de várias vezes ter ido perguntar pros meus pais o significado de alguma palavra que eu tinha ouvido no Rá-tim-bum. Tudo bem que aqui eu até pego pesado, afinal o Rá-tim-bum foi criado pelo Meirelles e pelo Marcelo Tas, mas taí mais um divisor de águas da tv infantil de lá pra cá. Parece até que tá havendo um preconceito com programas infantis.

Virando um pouco a moeda, não é tudo lixo. Eu faço questão que a minha irmã de oito anos assista pelo menos alguns programas bons e se alguém já assistiu Charlie e Lola sabe que é uma das coisas mais fofas que já foram feitas.

E aí, tem o lixo. Alguém pode me explicar o que Rebeldes [um seriado assim, sutil, apropriado, leve e educativo] está fazendo no freaking Boomerang??? Cadê a censura quando ela tem um trabalho útil a fazer...

Pra você também falar "Ah, no meu tempo...", um pout-pourri:



Sessentindo:
Nostálgica







Audiovisuando: Weeds Season 4 Finale - "If you work for a living, why do you kill yourself working?" ATENÇÃO: SPOILERS!!!

2 comentários:

  1. Mas não é de hoje que pensam que as crianças são retardadas. Teletoubies?! Sacanagem deixar uma criança asssitir isso. Infância boa tivemos nós, que hoje temos entre 20, 25 anos....

    ResponderExcluir

Rindo comigo