Mentiras sinceras interessam, por Renata Lopes

La Bocca della Verità


"Sempre achei que ser honesta era o mais nobre dos comportamentos. Falar, na cara, e pronto. Sem papas, sem enrolação. Mas a maturidade vem me ensinando que não, nem tudo que é honesto e sincero merece ser dito. Tem hora pra tudo.
Exemplo: uma história que ouvi recentemente. Eles estavam se conhecendo, ficando juntos há um mês. Diferentes, se encontravam num espaço comum aos dois, um terceiro universo, que não era o dele, nem o dela. Então, numa noite, ele sai da casa dela dizendo que gosta dela, mas precisa ver outra mina, pra ter certeza de seus sentimentos.
Alguns podem achar a atitude exemplar, afinal, é melhor a verdade que dói do que a mentira que conforta. Mas, calma lá. Não eram namorados, não tinham um vínculo estabelecido, só estava muito bacana ficarem juntos e, pessoas românticas pensam no futuro. Enfim. Este é o tipo de sinceridade desnecessária. Ela preferia acreditar que ele estaria muito ocupado no fim de semana, ou teria ido viajar com a família, com amigos, ou qualquer outra coisa que não a fizesse sentir-se idiota e palhaça. Jamais saber que o cara foi ver outra mulher e a deixou ali, sabendo da verdade. Jogando fora possibilidades reais.
Nota zero, menininho."

______________________________

O mundo é feito de trocas.

A Renata pediu para postar meu texto anterior no seu blog - http://re-volts.blogspot.com/

Eu pedi para postar essa história que ela escreveu aqui, no meu blog.

No mundo real, o moço da história troca a moça pela outra. [ ou vice-versa, se trocar o ponto-de-vista ]

Ela trocou a completa honestidade pelas mentiras sinceras.

Esse ano, eu troquei as mentiras sinceras, as white lies, as pequenas ilusões de cada dia, as auto-enganações, as simulações de sentimentos (reais e/ou irreais) por algo que, para mim, antes não tinha o menor valor: a completa honestidade, falada na cara. [ foi só assim que pude começar a fazer terapia ]

Eu não sei se a moça da história trocaria a verdade por uma ilusão, ou esse moço por outro.

Mas eu troco a incerteza por uma certeza, any time.

Nossas histórias acontecem; aqui, lá; se repetem; se misturam; se refletem. A troca está no reflexo.

E só assim a gente aprende com elas.

As trocas fazem o mundo.


Sessentindo:

Cheia


2 comentários:

  1. vc mata a pau em todos os posts,só lamento que nao o faça com mais frequencia, obrigado pela visita e cobrarei a promessa que fez de retornar com mais tempo..grande incentivo.

    ResponderExcluir
  2. Como disse o grande Domingos de Oliveira: "A sinceridade é o último tabu a cair. É a única coisa que ainda no choca."
    bj e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Rindo comigo